terça-feira, 11 de março de 2008

O "EU"

Ninguém se constrói sozinho. Somos construídos e construtores da nossa personalidade. Somos construídos pela carga genética, pelo sistema social, pelo ambiente educacional e pela atuação do eu. O que o eu representa? O eu representa nossa identidade e capacidade de decidir.



Ser autor da nossa história é ter um eu consciente, livre e líder. O eu tem de ser treinado para ter um papel líder na construção da nossa personalidade. Se não aprendemos a ser líderes, o que ocorrerá? Poderemos ser vítimas do ambiente, dos nossos conflitos e de nossa genética.



Quando isso acontece, os que têm pais deprimidos poderão ser deprimidos. Os que foram traumatizados na infância serão adultos frustrados. Os obsessivos e os medrosos não construirão um refúgio na sua emoção. Os que fracassaram não construirão vitórias. Os ansiosos, irritados, impulsivos e tímidos perpetuarão essas características.



Felizmente podemos ser autores da nossa história, mudar o curso das nossas vidas. Por isso, veremos aqui que podemos resgatar a liderança do eu, reeditar o filme do inconsciente e construir janelas paralelas na memória. Sim! Podemos superar as feridas psíquicas e construir uma história inteligente e diferente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Fique à vontade...!

Desfrute dos pequenos e POUCOS momentos de inspiração que tenho, e trace comentários.

Ari...
Nene...